CPTM e AEEFSJ reúnem especialistas em transporte ferroviário na Estação da Luz

Exposição, palestras e debates sobre tração diesel-hidráulica e guindastes ferroviários marcam aniversário da CPTM e da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.


Passado e futuro da ferrovia se entrelaçarão na programação proposta para a terceira edição da exposição “Imagens da Ferrovia Brasileira”, que será realizada em 17 de maio, das 8h30 às 17h, no auditório da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, localizado no Portão 7 da Estação da Luz. O evento faz parte das comemorações dos 22 anos de criação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e dos 60 anos de fundação da AEEFSJ (Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí).


Nesta edição, temas relacionados à tração diesel-hidráulica e guindastes ferroviários serão destacados por engenheiros e representantes de empresa fornecedoras de equipamentos e serviços ferroviários. Painéis e debates comporão a agenda do dia, visando aprofundar e atualizar conhecimentos histórico, técnico e operacional voltados a estes segmentos.


O evento prevê também a exposição de um guindaste ferroviário (foto), aliando a prática aos conceitos teóricos sugeridos na programação. O equipamento, em operação na CPTM, é o único exemplar fabricado pela empresa American e representa a modernidade neste segmento, pois foi o último guindaste adquirido por uma ferrovia brasileira. Utilizado para prestar assistência na remoção de trens, desobstruindo vias interditadas, também executa funções na manutenção da rede aérea.


A programação terá início com Maria Lina Benini, presidente da AEEFSJ e chefe do departamento responsável pela Linha 12-Safira da CPTM, que abrirá o evento acompanhada de Vicente Abate, presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária).


Na sequência, João Bosco Setti, presidente da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem apresentará, em seu painel, as locomotivas e trens a diesel com transmissão hidráulica existentes no Brasil, trazendo curiosidades técnicas e operacionais desse meio de transporte. Adelson Portela Martins Jr., dará continuidade ao tema, com foco nas novas tecnologias empregadas pela VOITH no ramo da tração diesel-hidráulica e sua utilização na mobilidade urbana e no transporte de carga.


Também integrarão o rol de palestrantes, os engenheiros Eduardo J. J. Coelho – ex-presidente da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem – e Maércio Ricardo de Lima –representante da EMPRETEC. Ambos abordarão a evolução e as múltiplas funções dos guindastes ferroviários.


No período da tarde, ocorrerá a sessão de debates, com participação dos palestrantes convidados da manhã. Sorteio de brindes e visitação ao pátio da CPTM, na Estação da Luz, encerram a programação. As inscrições estão abertas e custam R$30,00. As vagas são limitadas. O valor arrecadado com as inscrições será revertido à Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem.


Assessoria CPTM / RailBrasil

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts